Os livros e as canetas com audiodescrição ou livros e canetas falante representa uma nova tecnologia aplicada diversas áreas como, por exemplo, educação, acessibilidade, cultura, informação e lazer e tem por objetivo agilizar e dinamizar o processo de aprendizagem de pessoas de todas as idades.

Esta nova tecnologia também permite incluir as pessoas com deficiência visual e outras deficiências no processo de ensino e aprendizado, dando autonomia para que elas desenvolvam suas habilidades através do acesso aos conteúdos didáticos e paradidáticos. Também é possível aos pais e professores desenvolverem conteúdos e atividades para auxiliá-las no processo de aprendizado. Isto pode ser realizado utilizando etiquetas falantes em conjunto com o aplicativo de vocalização de etiquetas.

Os livros desenvolvidos para uso com as pentops são codificados por computador no momento da criação do livro. Apenas os livros criados para este fim podem ser lidos por pentops. Se o livro não for codificado para uso com pentops, este poderá ser sonorizado com o uso de etiquetas codificadas, também chamadas de etiquetas falantes. Estas etiquetas permitem a audiodescrição, a sonorização e a vocalização de livros, jogos educativos, revistas, folhetos, obras de arte, identificação de objetos e a produção de aulas interativas e inclusivas.

Os livros com audiodescrição foram desenvolvidos para tornar o aprendizado interativo, divertido e dinâmico. Os livros contêm ilustrações sonorizadas que simulam os sons emitidos por pessoas, objetos, animais e fenômenos da natureza, ajudando a pessoa a relacionar as figuras aos sons correspondentes.

A sonorização dos livros falantes é realizada através de uma camada de códigos impressa no papel e de um programa de sonorização executado pela caneta falante pentop. Cada elemento gráfico como texto, figura, ícone ou foto será associado a um código único para permitir a ligação entre o elemento gráfico e o seu som correspondente. O programa de sonorização é responsável pela identificação de cada código e a execução do seu som. Ao apontar a pentop para os elementos gráficos, o sensor posicionado na ponta da pentop captura o código impresso, que é decodificado pelo programa de sonorização, para identificar e tocar os sons correspondentes.

Para explorar o livro basta ligar a pentop, ajustar o volume e apontar para textos, imagens e símbolos indicativos de audiodescrição. Não é necessário arrastar a ponta da Pentop sobre a página do livro, basta apontar e a caneta tocará o som relativo à área apontada.

Interagindo com os livros, as crianças sentem-se mais interessadas em aprender, pois se divertem ao descobrir os sons de cada elemento gráfico. Ao explorar o conteúdo do livro, a criança assimilará rapidamente o seu conteúdo. Essa interação auxiliará no processo de absorção de imagens e no reconhecimento de objetos e palavras, o que permitirá à criança desenvolver suas habilidades de leitura e oralidade.